domingo, 4 de novembro de 2012

Star Wars: Episódio 1: A Ameaça Fantasma - Dublado 1999

Sinopse:
Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado que é para eles muito importante. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.

Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman.
Direção: George Lucas
Distribuidora: Fox Films


Trailer:

PARA VER O FILME APERTE EM "PLAY" 

Duração: 2h16min



Crítica:
O roteiro de A Ameaça Fantasma chega a ser meio confuso (principalmente no começo), mas depois começa a fluir com a maior naturalidade. A história que envolve a Federação Comercial, o Senado e o Imperador deixou muito gente com um ponto de interrogação na cabeça. Mas creio que isto tenha acontecido mais no começo, porquê o resto do filme é um show !

Os cavaleiros Jedi, intepretados por Ewan McGregor e Liam Neeson, voltam com força total. Obi-Wan, interpretado por Ewan McGregor, é o responsável por um dos duelos de sabre-de-luz mais fantásticos da saga ! Apesar de estar meio perdido no filme, McGregor cumpre bem o seu papel. Liam Neeson está melhor, mas também se perde um pouco. Natalie Portman, interpretando a Rainha Amidala, também está muito bem, e sua personagem cresce durante o filme. Já o vilão Darth Maul, interpretado por Ray Park, é outro destaque. Ele entra mudo e sai calado, mas impressiona por sua habilidade com o sabre-de-luz duplo. É ele que tem aquela luta com Obi-Wan, já no final do filme.

Os efeitos, como todo mundo já sabe, são incríveis ! As paisagens, os cenários, e muitos personagens são inteiramente criados em computador, e beiram a perfeição ! Há inclusive uma grande polêmica em torno de um desses personagens, Jar Jar Binks. Eu não acho que ele atrapalha tanto, mas que ele deixa o filme mais infantil, não há dúvida ! Outro personagem muito legal, criado em CG, é Watto. Ele é extremamento cínico e, entre os personagens digitais, é o mais realista.

Outro momento onde os efeitos ditam o show, é a corrida de Pods. É impressionante, são 15 minutos de mais pura velocidade e ação, de deixar todo mundo segurando no braço da poltrona ! É o melhor momento do filme.

Episódio 1 é um filme muito divertido, acho que ninguém pode negar isso. Mas a impressão que dá é que o filme foi feito mais para o público infantil, para mostrar as crianças de hoje o maravilhoso universo de Star Wars. Não é um filme ruim, apesar de ter seus momentos de fraqueza. Mas cumpre muito bem a sua missão: entreter. 


ATENÇÃO: Se o filme ou algo no post apresentar alguma falha, por favor nos comunique através dos comentários ou Redes Sociais. Obrigado por sua atenção !