domingo, 4 de novembro de 2012

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - Dublado 2003

Sinopse:
No Filme O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

Elenco: Elijah Wood (Frodo); Sean Astin (Sam); Ian McKellen (Gandalf); Ian Holm (Bilbo); Billy Boyd (Pippin); Viggo Mortensen (Aragorn); Christopher Lee (Saruman); Liv Tyler (Arwen); Sean Bean (Boromir); Dominic Monaghan (Merry); John Rhys-Davies (Gimli/Barbárvore - voz); Orlando Bloom (Legolas); Cate Blanchett (Galadriel); Brad Dourif (Língua-de-Cobra); Andy Serkis (Gollum); Hugo Weaving (Elrond); Miranda Otto (Eowyn).
Direção: Peter Jackson
Distribuidora: Warner Bros.
Estreia: 25 de Dezembro de 2003


Trailer:

PARA VER O FILME CLIQUE EM "PLAY NOW(CLICK HERE)" E DEPOIS NO "X" DO ANÚNCIO

Duração: 3h20min

              

Crítica:
Mais uma vez, a adaptação do texto original é primorosa. Jackson e os roteiristas Frances WalshPhilippa Boyense Stephen Sinclair conseguiram capturar a essência do livro, retirando tudo o que é pouco relevante para a história e ampliando momentos interessantes, explicados de maneira superficial por Tolkien. Assim, ganha importância o Rei dos Mortos e seu juramento e saem os capítulo do Expurgo do Condado e das Casas da Cura. Infelizmente, não foi possível encaixar nas três horas e vinte (!) o destino de Saruman (Christopher Lee). Entretanto, ele certamente estará na versão estendida que será lançada nos Estados Unidos em 2004.
O resultando impressionante nas bilheterias (os três filmes juntos já superaram 2 bilhões de dólares mundialmente) é plenamente justificado pela afluência de público de todos os gêneros, não só fãs de fantasia ou ficção. O mérito aí é da história clássica - que Tolkien começou a desenvolver depois da Primeira Guerra Mundial e acabou uma década depois da Segunda -, que exalta o amor, trabalho, amizade e compaixão, desprezando a ganância e abusos de poder. Algo que se encaixa perfeitamente nos dias de hoje, também marcados por conflitos decididos por poucos e poderosos.
Se é necessário apontar algo negativo no filme, é justamente o fato dele ser o último da série. Não haverá O Senhor dos Anéis em 2004 e, apesar da vontade de Peter Jackson de realizar O hobbit - o primeiro livro de Tolkien - é ainda pouco provável que isso aconteça, já que os herdeiros de Tolkien não gostaram da adaptação e são eles quem detêm os direitos sobre o livro. Contentar-se com Harry Potter será difícil.
Além disso, os últimos minutos do filme, extraídos do extenso prólogo do romance, concluem a saga pelo menos três vezes antes dos créditos finais. A decisão parece ter deixado algumas pessoas na platéia um tanto irritadas, já que ela obviamente privilegia os fãs da obra, sempre ávidos por detalhes.
Enfim, posso ficar tranqüilo agora. Já sei como as pessoas que viram o King Kong em 1933 se sentiram. Na verdade... espero saber exatamente como foi isso em 2005, quando o mesmo Peter Jackson de O Senhor dos Anéis lançar a sua refilmagem do clássico do Rei Kong. Apaixonado pelo filme, o cineasta já declarou que tratará o original com o mesmo empenho que teve com a obra de Tolkien. Não duvidamos.

ATENÇÃO: Se o filme ou algo no post apresentar alguma falha, por favor nos comunique através dos comentários ou Redes Sociais. Obrigado por sua atenção !